Biografia
Minha Biografia
Laura Proença é filha dos pianistas Marly e Miguel Proença e ainda criança viu despertar sua veia artística, participando de saraus em sua casa promovidos por seus pais, quando encenava, juntamente com o irmão , trechos da ópera La Traviata(Verdi).
Inicialmente estudou piano com sua mãe, mas optou pelo teatro. Estudou no Tablado, Cinema com Fábio Barreto, canto com Carol MacDavit, Vera Canto e Mello.
Cursou Faculdade de Comunicação e Cinema e a Escola de Wolf Maya, em São Paulo.
Formou-se na CAL – Casa das Artes de Laranjeiras, participando em seguida do longa-metragem Vestido de Noiva, com direção de Jofre Rodrigues.
Sua madrinha artística é Bibi Ferreira com quem além de trabalhar, tinha convivência pessoal e a madrinha de batismo é a grande cantora lírica Maria Lúcia Godoy.
Laura é ainda produtora, desde cedo trabalhou com o pai na produção de discos, turnês, organização de Festivais e Master classes com a Universidade de Música de Karlsruhe- Alemanha, onde Miguel Proença era professor.
Viajou por todo o Brasil com o espetáculo Natal em Concerto, substituindo a atriz Nathalia Timberg , onde recitava poesias e cantava, sempre acompanhada pelo piano de Miguel Proença.
Indicada por Bibi Ferreira atuou na peça Fica Combinado Assim, de Consuelo de Castro, protagonizando com o saudoso ator e diretor, Herval Rossano. Foi assistente de direção da própria Bibi Ferreira em Only You, também de Consuelo de Castro, que contava no elenco com os atores Gracindo Junior e Adriana Esteves.
Em 2007 foi convidada para integrar o elenco da peça Isadora Duncan – é Dançando que a Gente se Aprende, de Aguinaldo Silva, com direção de Bibi Ferreira e foi no palco que Laura Proença foi descoberta pelo próprio autor, que a convidou para a novela Duas Caras interpretando a personagem Vesga.
Na TV Globo Laura atuou em Cinquentinha, Sob Nova Direção e outros, além do seriado Questão de Família, ao lado do ator Eduardo Moscóvis, no canal GNT.
Foi convidada por Walcyr Carrasco, para a peça A Mulher do Candidato, com a personagem “Silvia” e direção de Cininha de Paula.
Laura apresentou os “Concertos para a Juventude” na Sala Cecilia Meireles no Rio de Janeiro, comentando as obras executadas pela Orquestra Sinfônica Brasileira e foi
mestre de cerimônia do Festival I Pianíssimo de Joinville – Joinville/SC.
Atuou nos longas metragens: Polícia Federal – A Lei é Para Todos, de Marcelo Antunes, ao lado dos atores Antônio Calloni, Flávia Alessandra e Marcelo Serrado, baseado na Operação Lava-Jato e em Nada é Por Acaso, de Márcio Trigo, adaptado do livro de Zíbia Gasparetto.
Atuou com o ator Rafael Zulu o espetáculo DezEncontros, de Alessandro Marson, dirigido por Wendell Bendelack. Uma comédia leve e “quase romântica” que conquistou as plateias! Entre uma apresentação e outra, Laura filmou o longa O Melhor Verão das Nossas Vidas, de Adolpho Knauth, sucesso de público, exibido nas salas de cinema de todo Brasil!
Criativa, aproveitou o período de reclusão imposto pela pandemia para estrear Laura P, sua coach na quarentena, em seu canal no You Tube – com textos próprios e de Regiana Antonini, Laura interpreta a enlouquecida Laura P, que dá aos que a procuram, os mais ensandecidos conselhos por telefone – tipo um CVV às avessas! Além de transformar parte do seu Instagram em um palco, onde habitam todas a mulheres, que de uma forma ou outra, fazem parte de si mesma, através do incrível ensaio Mulheres Em Mim, que fala sobre mulheres com histórias de sucesso, alegrias , dramas e superação, artistas ou não e que se destacaram em outras áreas. A atriz se caracteriza como a homenageada, alternando informações e curiosidades com stories e um pequeno texto, em publicações semanais no Instagram. O formato do projeto pode se adaptar em diversas plataformas e mídias.
A atriz também participa do projeto virtual Em que Livro você Viaja?, que reúne atores e convidados especiais, em torno da literatura do autor e novelista Walcyr Carrasco. Transmitido
a cada mês, no formato live, pelo Instagram, o projeto tem por objetivo divulgar a cultura, a arte e incentivar a leitura. Idealizado e produzido pela Barroso Pires, conta com a direção e o roteiro de Regiana Antonini, e a participação de convidados especiais, como o autor Fausto Galvão, os diretores Cadu França e Adolpho Knauth, entre outros.
Laura Proença é autora do projeto, “Alimentando a alma com arte” – Apresentação com leitura de clássicos teatrais brasileiros, cada mês com um elenco diferente e sob a direção de Stella Maria Rodrigues.
2024:Lançamento do EP “Pode ser a Gota D’Àgua” , com músicas de Chico Buarque.
Peça “Palavras de MULHER” (de Rachel Gutierrez)- representam personalidades femininas e icônicas da literatura brasileira: Eneida de Moares (Izabella Bicalho), Carmen Silva (Stella Maria Rodrigues), Clarice Lispector (Laura Proença) e Hilda Hilst (Helga Nemetik).
Dir.Sérgio Fonta
Filmando “Festa do peão Boiadeiro” – Dir.Márcio Trigo